Para analisar os arquivos que estão em investigação, os peritos utilizam vários equipamentos eletrônicos e softwares especializados para análise forense de edição, legitimidade de conteúdo e fonética da voz.
As principais perícias audiovisuais para identificar crimes, autores e a execução do fato são:
Análise de Comparação de Locutor
Indica quem é o autor da voz em registros de interceptações telefônicas e gravações em diversas mídias por meio da análise de espectograma, de características articulatórias e variações linguísticas.
A autenticidade do áudio é analisada por softwares que removem ruídos e identificam se o material houve edição, acréscimo de palavras e variação no tom.
Na fase de transcrição da conversa os peritos realizam a comparação auditiva, que permite o reconhecimento de características da fala, como exemplo, sotaques, vocabulário, respiração, entonação, entre outros indicadores, e visual, que é feita por meio de gráficos de ondas sonoras fornecidas pela análise de espectograma usada na operação.
Análise de Conteúdo de Imagens
Identificação detalhada e precisa em imagem e vídeo.
Análise de Verificação de Edição
Permite examinar a veracidade de um registro e detectar se houve adulteração ou manipulação nos arquivos com a inclusão e exclusão conteúdos pertencentes à de imagem, áudio e vídeo que estão sendo investigados.
O perito criminal precisa fazer uma análise minuciosa para gerar um laudo fiel aos fatos. A investigação precisa ser segura e confiável, pois além de verificar todo o conteúdo para elaborar um laudo de um processo judicial para defesa, acusação ou contestação de algum parecer já existente, o especialista precisa identificar se existe algum indício de fraudes em áudios, imagens e vídeos.
Os profissionais que executam a complexa tarefa de analisar registros em diversas mídias precisam ser altamente qualificados.
Atendemos todo o Brasil
Contatos