A Documentoscopia forense é a ciência que estuda, analisa e identifica os diversos tipos de falsificações e adulterações em documentos, moedas, selos, cartões de crédito, cheques, contratos, procurações, certidões de nascimento, óbito, etc.
Assim sempre que uma informação tiver sido subtraída ou acrescentada, sempre que uma vírgula ou número tiver sido modificado, ou ainda, que documentos tenham sido ilegalmente produzidos, a documentoscopia forense será acionada com o intuito de revelar a verdade, solucionar questões e desvendar fraudes.
Nossos peritos da área buscam, através de exames, comparações e análises científicas em documentos, esclarecer a autenticidade do material recolhido, revelando os processos e métodos utilizados nas falsificações de papéis e assinaturas. Um dos ramos mais requisitados da documentoscopia é a grafoscopia, técnica utilizada para estabelecer a autenticidade ou autoria de textos escritos à mão.
Entre os materiais analisados pelos peritos estão qualquer documento impresso que seja objeto de investigação policial ou criminal: passaportes, títulos da dívida pública, carteiras de habilitação, cédulas de identidade, carteiras profissionais, selos, papel-moeda, vistos, certidões e formulários, entre outros.
Dentre os estudos realizados, temos:
Análise de colorimetria;
Análise de sobreposição de grafia;
Análise de cruzamento de traços;
Análise de microscopia do traçado;
Análise de microscopia da impressão;
Análise de alinhamento de caracteres;
Análise de decalque;
Análise do papel suporte;
Análise comparativa documental;
Nossos peritos são capacitados e totalmente aparelhados a realizarem o exame documentoscópico de diversos tipos de documentos, consulte-nos!
Atendemos todo o Brasil
Contatos
© 2015 por EM Perícias & Consultoria